Pedal Anchieta levará ciclistas de São Paulo à Santos

28 de novembro de 2018 |Nenhum Comentário

Passeio será dia 2 de dezembro pela via Anchieta que irá operar das 0h00 até 13h00 em regime alterado.

Dia 2 de dezembro, mais de 28.000 ciclistas deverão realizar o primeiro Pedal Anchieta, descendo de bicicleta do planalto de São Paulo até o litoral de Santos. O percurso, de 55 quilômetros, será feito inteiramente pela via Anchieta, que terá operação especial nesta data.

A inscrição no evento é obrigatória e gratuita. O percurso tem duração estimada de 3 horas, sob o sol e sem muita sombra, por isso é importante que o ciclista esteja apto a realizar esse tipo de atividade, assim como verificar as condições da bicicleta antes de encarar o desafio. 

A organização do evento é composta por ciclistas que participam do Ciclo Comitê Paulista e contará com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e das prefeituras da região. 

A largada será no km 10 da via Anchieta, em blocos, com o primeiro grupo saindo às 6h00 e o último bloco saindo às 8h30. Após esse horário nenhum atleta será autorizado a iniciar o passeio por esse local. Os participantes têm diversas opções para chegar ao ponto de largada, confira mais informações no site do evento. A área de chegada e dispersão dos atletas será no km 65, no Valongo em Santos. Atenção: não será permitido o retorno de bicicleta por nenhuma das vias de acesso ao planalto, que estarão em Operação Subida.

Ciclistas na Rota Márcia Prado. Foto: Vá de Bike

Resistência dando lugar ao Apoio

Desde 2008 um grupo cada vez maior de ciclistas realizam a descida da Serra no evento mais conhecido como Rota Márcia Prado. Organizado de maneira informal, o evento contava com grande resistência da concessionária Ecovias que alegava falta de segurança viária. 

Em dezembro de 2017 houve confronto visto que a polícia impediu os ciclistas de concluírem o trajeto. Após o incidente, o governo se organizou para realizar o evento com pista fechada na Anchieta, o batizando de Pedal Anchieta.

Além disso foi realizada a assinatura da Lei que oficializa a Rota de Cicloturismo Márcia Prado onde foi autorizado a Artesp a elaborar estudos sobre a construção de uma ciclovia na Imigrantes, bem como uma passarela para a transposição das pistas da Interligação, dando acesso à Estrada de Manutenção.

“Nós queremos que o caminho seja feito com segurança. Para o Estado, quanto mais pessoas fizerem o trajeto de bicicleta, melhor. Agora, com a legislação, a intervenção da Ecovias e as alterações no roteiro, a passagem poderá ser feita todos os dias”, ressaltou França.

Com as medidas anunciadas pelo governador, a tradicional descida anual está garantida,porém os ciclistas continuarão sendo barrados nas estradas paulistas até a prometida infraestrutura não sair do papel.

Maiores informações acesse https://pedalanchieta2018.org

Fonte: vadebike.orgd.costanorte.com.br

Categorias: Esportes, Eventos, Meio Ambiente, Notícias de Santos, Viagem