Terminal de cruzeiros do Porto de Santos completa 17 anos

26 de novembro de 2015 |Nenhum Comentário

Atividade tem importância estratégica para atrair turistas para a região

A instalação pode receber 42 mil passageiros por dia

O Porto de Santos se notabiliza por suas dimensões, diversidade nos tipos de mercadorias operadas e quantidade de cargas movimentadas, o que o torna o maior complexo portuário da América Latina. Porém, não é só de mercadorias que vive o cais santista. Ele também está entre os principais portos que operam navios de cruzeiro. Essa atividade tem uma importância estratégica, já que traz turistas para a região.

Para que essas operações sejam realizadas, o complexo portuário conta com uma estrutura destinada especificamente para receber esses turistas, o Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, inaugurado em 23 de novembro de 1998. A instalação completou 17 anos na última segunda-feira e, desde o início das suas operações, é administrada pelo Concais.

O terminal de passageiros funciona nos antigos armazéns 25 e Frigorífico, na região de Outeirinhos, na Margem Direita do complexo, em Santos. Depois das reformas realizadas pela empresa nos últimos anos, se tornou o maior e mais moderno terminal de cruzeiros do Brasil. A unidade possui 41,5 mil metros quadrados, que podem receber cerca de 42 mil passageiros por dia.

Entre suas instalações, estão salões de embarque, desembarque, espera ou check-in, áreas operacionais, estacionamentos, lojas (de conveniência, roupas, farmácia e lanchonetes) e pontos de acesso à internet para passageiros e tripulantes. Para a segurança do local, a empresa conta com scanners de bagagem de mão, detector de metais e um sistema de monitoramento por circuito fechado de TV.

O Terminal de Passageiros ainda conta com posto de câmbio e caixas eletrônicos, além de ambulatório e escritórios para autoridades.

A temporada deste ano (2015/2016) começou no último dia 8 e deve se estender até 10 de abril. Serão 100 dias em operação (contando apenas aqueles quando tiver navios de passageiros atracados). Nesse período, 17 embarcações de cruzeiros vão passar pela unidade do Concais.

De acordo com a empresa, estão previstos 156 embarques e desembarques, que devem fomentar a economia regional. Isso ocorre pois, muitas vezes, antes ou depois da viagem pela costa, o turista fica na região, hospeda-se em seus hotéis, consome em seus restaurantes e compra produtos em seu comércio. Isso torna a vinda de navios de passageiros uma das principais atividades econômicas atreladas ao complexo marítimo.

Categorias: Notícias de Santos, Novidades