Outubro Rosa

4 de outubro de 2018 |Nenhum Comentário

Câncer de mama de origem hereditária representa menos de 10% dos casos no Brasil

Começou o Outubro Rosa e o programa da Rede Globo, Bem Estar falou sobre câncer de mama. Foi convidado o presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica Sérgio Simon e o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Antônio Frasson para falar sobre os sintomas, tratamentos, prevenção e diagnóstico.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Ele não tem uma causa única. São vários fatores que podem aumentar o risco de desenvolver a doença, como fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários. Mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos, são mais propensas a desenvolver a doença, mas isso tem mudado.

Houve um aumento na incidência de câncer de mama em mulheres jovens na última década. Em mulheres com menos de 35 anos, a incidência no Brasil hoje está entre 4% e 5% dos casos.

 

Outubro Rosa: diagnóstico precoce é fundamental no tratamento de câncer de mama

Sintomas

A principal manifestação da doença é o nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor. Ele está presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher. Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja também é sintoma, assim como alterações no mamilo. Fique atenta também se aparecer algum nódulo na axila ou no pescoço e a qualquer saída de líquido anormal das mamas. Vale lembrar que grande parte dos casos são assintomáticos. As mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica ao identificarem alterações persistentes nas mamas.

Autoexame

O autoexame deve ser praticado mensalmente entre o 7º e o 10º dia contados a partir do 1º dia da menstruação. As mulheres que não menstruarem devem escolher um dia do mês.

Mama – Para examinar a mama esquerda, coloque a mão esquerda atrás da cabeça e apalpe com a mão direita. Para examinar a mama direita, coloque a mão direita atrás da cabeça e apalpe com a mão esquerda.

Mamilo – pressione os mamilos suavemente. Verifique se há alguma secreção.

Axilas – após examinar as mamas, apalpe toda a área debaixo dos braços.

Hereditariedade

O câncer de mama de origem hereditária representa de 5% a 10% dos casos da doença no país. A explicação é uma mutação nos genes. “Acontece na célula germinativa e é passada de geração em geração. Então um filho de um portador com a mutação tem a chance de herdar 50%”, explica a mastologista Cláudia Studart. Cada paciente representa uma família inteira em risco. A partir daí essas famílias têm que ter um acompanhamento médico e um aconselhamento genético.

Diagnóstico

O diagnóstico precoce é fundamental no tratamento contra qualquer tipo de câncer. A realização anual da mamografia para mulheres a partir de 40 anos é importante para que o câncer seja diagnosticado precocemente. O autoexame é muito importante para que a mulher conheça bem o seu corpo e perceba com facilidade qualquer alteração nas mamas e assim procure rapidamente um médico. Vale lembrar que o autoexame não substitui exames como mamografia, ultrassom, ressonância magnética e biopsia, que podem definir o tipo de câncer e a localização dele.

Prevenção

A prevenção do câncer de mama não é totalmente possível em função da multiplicidade de fatores relacionados ao surgimento da doença e ao fato de vários deles não serem modificáveis. De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores. Alimentação, controle do peso e atividade física podem reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver o câncer de mama. Também deve-se evitar o consumo de álcool e tabaco.

Tratamento

O câncer de mama tem pelo menos quatro tipos mais comuns e alguns outros mais raros. Por isso, o tratamento não deve ser padrão. Cada tipo de tumor tem um tratamento específico, prescrito pelo médico oncologista.

Apoio

A FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – é formada por 74 associações de pacientes em todas as regiões do Brasil capazes de fornecer suporte em diversas frentes. Clique aqui e veja onde encontrar as ONGS mais próximas. 

Fonte: G1 — São Paulo – 01/10/2018

Categorias: Campanha

Décor do dia: cozinha azul turquesa com inspiração francesa.

29 de junho de 2017 |Nenhum Comentário
Décor do dia: cozinha azul turquesa com inspiração francesa (Foto: Divulgação )

Situada em Londres, mas com referências da França! Projeto da deVOL, esta cozinha passou por mudanças drásticas até conquistar um visual sofisticado e, ao mesmo tempo, despretensioso. No lar de uma senhora francesa, o ambiente ficava anteriormente em um quarto escuro. A busca por luz natural motivou a mudança de espaço, o que valorizou móveis e cores, principalmente o imponente azul turquesa aplicado em todas as paredes. Décor do dia: cozinha azul turquesa com inspiração francesa (Foto: Divulgação )

Ao lado da tonalidade intensa, surgem alguns detalhes delicados, como desejava a moradora francesa: os armários ganharam molduras e puxadores dourados típicos de seu país, enquanto o fundo do fogão e a área molhada foram preenchidas com azulejos geométricos em cinza, branco e preto – esta última que também surge na charmosa dupla de arandelas. Completam o décor algumas relíquias de família, como a mesa rústica de madeira, cadeiras vintage e enfeites de mesa.

Décor do dia: cozinha azul turquesa com inspiração francesa (Foto: Divulgação )

Categorias: Decoração

Décor do dia: sala de jantar com papel de parede de folhagem

22 de junho de 2017 |Nenhum Comentário
Décor do dia: sala de jantar com papel de parede de folhagem (Foto:  Por Paula Jacob | Fotos Carola Ripamonti/Divulgação)

Parte dos mais recentes projetos do escritório Marcante Testa, esta sala de jantar é um encontro perfeito entre a natureza e a cidade. A casa, localizada em Milão, possui uma vantagem arquitetônica, com janelas estonteantes postas de frente para o jardim central do prédio. A inspiração da natureza externa foi crucial para a elaboração da decoração do espaço.

Décor do dia: sala de jantar com papel de parede de folhagem (Foto:  Por Paula Jacob | Fotos Carola Ripamonti/Divulgação)
O papel de parede com estampa de folhagem da Fornasetti para a Cole&Son é o destaque. As tonalidades de verde aparecem espalhadas pelo cômodo, na resina que forma uma espécie de tapete no chão abaixo da mesa e na estrutura trançada (à esquerda) que divide a área comum no lugar de paredes. A fluidez é reforçada pela luz natural e pela presença de madeira clara, tanto no chão quanto nas cadeiras. A luminária pendente da &Tradition completa a atmosfera naturalista.

Décor do dia: sala de jantar com papel de parede de folhagem (Foto:  Por Paula Jacob | Fotos Carola Ripamonti/Divulgação)

Categorias: Decoração

Décor do dia: estante decorada com plantas no canto da casa.

31 de maio de 2017 |Nenhum Comentário
tamanho do texto
A- | A+

Décor do dia – 08h04 – Atualizado as 08h04

Décor do dia: estante decorada com plantas no canto da casa

Vasos de tamanhos irregulares e diversas espécies de cactos criam canto verde

31/05/2017 | POR MICHELL LOTT | FOTO LUFE GOMES/ DIVULGAÇÃO

Décor do dia: estante decorada com plantas no canto da casa (Foto: Lufe Gomes/ divulgação)

Não se fala em outra coisa no mundo da decoração: a ordem da vez é trazer as plantas para dentro de casa. O bem estar causado pela presença do verde também está disponível para quem tem pouco espaço, como mostra o arquiteto Renato Mendonça nesse canto, parte de um pequeno apartamento de 34 m² na cidade de São Paulo.

Décor do dia: estante decorada com plantas no canto da casa (Foto: Lufe Gomes/ divulgação)

Com paredes azuis e prateleiras brancas, o miniambiente deixa a natureza entrar sem abrir mão da praticidade. Uma infinidade de vasos se reúne em três níveis das prateleiras para acomodar cactos em cores e formas diferentes, todos eles bastante resistentes e dependentes de pouco cuidado.

Décor do dia: estante decorada com plantas no canto da casa (Foto: Lufe Gomes/ divulgação)

O segredo para essa composição está na multiplicidade. Os vasos, que surgem em tamanhos e tonalidades diferentes, trazem dinamismo e uma boa dose de informação visual no ambiente clean. Para deixar tudo mais interessante, alguns deles foram usados vazios, virados e empilhados. Despojamento puro!

Décor do dia: estante decorada com plantas no canto da casa (Foto: Lufe Gomes/ divulgação)
Décor do dia: estante decorada com plantas no canto da casa (Foto: Lufe Gomes/ divulgação)

Categorias: Decoração

Décor do dia: Quarto com parede bicolor irregular.

12 de maio de 2017 |Nenhum Comentário
decor do dia (Foto: Divulgação)

Simples, minimal e, ainda assim, aconchegante. Assim é o quarto projetado pelo escritório INT2architecture, para um apartamento repleto de outras ideias econômicas e igualmente charmosas.

Com chão e armários de madeira pinus, que traz um ar rústico ao mesmo tempo que clareia o ambiente, este décor seria bem sem graça, não fosse a forma despretensiosa e desconstruída que a parede foi pintada.

decor do dia (Foto: Divulgação)

Ao se recusar a formar uma linha reta ou dividir a parede exatamente ao meio, a cabeceira verde escura formada pela pintura traz um ar despojado e leva o conceito de que menos é mais ao seu limite – afinal, neste caso, nem mesmo pintar a parede toda foi necessário.

Os detalhes metalizados, presentes nas luminárias e na arara aos tons escuros do criado mudo, ainda levam para o quarto um toque industrial, enquanto o verde e a madeira nos remetem inconscientemete aos elementos da natureza.

Categorias: Decoração, Design

Décor do dia: sala de jantar com cadeiras constrastantes.

2 de maio de 2017 |Nenhum Comentário
Décor do dia: sala de jantar com cadeiras constrastantes (Foto: reprodução)

tamanho do texto
A- | A+

Décor do dia – 06h00

Décor do dia: sala de jantar com cadeiras constrastantes

Móveis de madeira ganham frescor ao lado de outros feitos de metal

02/05/2017 | POR MICHELL LOTT | FOTO REPRODUÇÃO

Décor do dia: sala de jantar com cadeiras constrastantes (Foto: reprodução)

A imagem acima mostra como apostar em móveis de materiais e estilos diferentes pode ser uma boa ideia na hora de decorar a sala de jantar. Criada pela marca Bend para mostrar a cadeira Lucy, que surge em um brilhante tom de azul, o ambiente elenca uma mesa de madeira de linhas retas para ser o item central do ambiente. Para completar o mix de referências, um tapete kilim pontua cor e tempero étnico.

Décor do dia: sala de jantar com cadeiras constrastantes (Foto: reprodução)

 

Categorias: Decoração, Design

Décor do dia: teto colorido na sala de jantar.

20 de abril de 2017 |Nenhum Comentário
Décor do dia: teto colorido na sala de jantar (Foto: reprodução)

As cores são capazes de revolucionar um ambiente, mesmo quando estão presentes em apenas um móvel no cômodo. No caso desta sala de jantar criada pela marca Freistil Rolf Benz, o teto foi escolhido para exibir um vibrante tom de verde.
O efeito dramático transforma completamente o ambiente clássico, de paredes brancas e piso de madeira e destaca ainda mais as molduras de gesso ali presentes. Para deixar tudo ainda mais interessante, uma luminária pendente com diversos bulbos e uma estrutura dourada adiciona despojamento.

Décor do dia: teto colorido na sala de jantar (Foto: reprodução)

Categorias: Decoração

Décor do dia: sala de estar rosa com móveis brancos

7 de abril de 2017 |Nenhum Comentário
Décor do dia: sala de estar rosa com móveis brancos (Foto: Filippo Bamberghi)

Deixar que as paredes exibam cores e, os móveis, todos claros ou brancos, desfilem formas ousadas, é a elegante estratégia de decoração usada pela Yabu Pushelberg no apartamento do galerista Nicolas Bellavance-Lecompte durante o Salão do Móvel de Milão 2017.

Décor do dia: sala de estar rosa com móveis brancos (Foto: Filippo Bamberghi)

O tom escolhido para fazer companhia ao piso de madeira clara desta sala de estar foi o rosa, que surge leve e pálido. Um tapete de fios rústicos ajuda a compor o pano de fundo para que peças assinadas, de linhas ora arredondadas e artesanais, ora geométricas, mas todas cheias de texturas e materiais nobres, criem um mix harmônico. O resultado não poderia ser outro: absolutamente chic.

Décor do dia: sala de estar rosa com móveis brancos (Foto: Filippo Bamberghi)

 

Décor do dia: sala de estar rosa com móveis brancos (Foto: Filippo Bamberghi)

Categorias: Decoração

Décor do dia: sala de jantar com cadeiras de impacto.

24 de março de 2017 |Nenhum Comentário

Décor do dia (Foto: reprodução)

Quando a designer Savannah Grace Metcalf foi criar a decoração da própria casa, não teve dúvidas ao apostar em peças que falassem por si próprias. Na sala de jantar, montada sobre um tapete cinza de tramas grossas, uma mesa longa e preta foi cercada por verdadeiras obras de arte: oito cadeiras metálicas, com desenhos geométricos e acabamento bronze adicionam brilho e charme imediato.Para completar, Savannah optou por expor os quadros na parede de uma forma diferente: em vez de fixá-los na parede, apoiou sobre estreitas prateleiras. Assim, surge também espaço para que outros elementos, como velas e plantas, sejam adicionados à composição. Cool!

Décor do dia (Foto: Casa Vogue)

Categorias: Decoração

Décor do dia: tons de verde e azul integram espaços vintage.

10 de março de 2017 |Nenhum Comentário
Décor do dia: tons de verde e azul integram espaços vintage (Foto: Divulgação)

Contar uma história usando objetos é um arte, daquelas que merece atenção do olhar. No caso deste espaço comum, parte da casa histórica e colorida na Holanda, todos os detalhes fazem parte da trajetória dos membros da família que mora ali, garimpados nos arredores de Amsterdã ou em mercado de pulgas durante as viagens constantes.

Para tirar a sobriedade e peso do ambiente com base amadeirada, o designer de interiores Roelfien Vos e a artista Nicolette Swaak investiram em pontos de cor estratégicos. Começando pelo papel de parede Verdure com detalhes orgânicos, criado por Melissa White para a Zoffany, que toma conta da divisória das salas de jantar e estar. A conexão e fluidez entre os ambientes é alcançada com as tonalidades de azuis aquáticos, pontuados nos objetos de decoração e nas paredes. O lustre Crown, de Grietje Scheepers, em amarelo ouro completa a sala de maneira inusitada, porém, sofisticada.

Décor do dia: tons de verde e azul integram espaços vintage (Foto: Divulgação)

Categorias: Decoração